sábado, 12 de maio de 2018

Antes da chuva

Desde cedo nessa semana se fala que Barcelona terá uma corrida na chuva nesse domingo. Por sinal, o clima em Montmeló hoje já demonstrava que o tempo está mesmo virando, após uma sexta-feira quente e ensolarada mudando para um clima bastante nebuloso nesse sábado em Barcelona. Num circuito onde os carros de Adryan Newey sempre andaram muito bem, não foi surpresa ver a Mercedes dominando desde os treinos livres, apesar da cara do pole Hamilton mostrar bem que há ainda muito trabalho pela frente.

O treino de hoje foi bem esquisito, principalmente no quesito escolha de pneus. Os supermacios não estavam tão mais rápidos que as demais opções e o desgaste do composto mais macio estava alto. Ao contrário do que as equipes normalmente fazem, todos os pilotos procuravam os macios, ao invés dos supermacios, porém, com um jogo de supermacios a mais no Q3, foi bem estranha a escolha da Ferrari em montar os macios no momento decisivo do Q3, praticamente entregando a dobradinha na primeira fila à Mercedes, com Hamilton e Bottas separados por apenas milésimos. Porém, com Vettel apenas um décimo atrás com um pneu teoricamente mais lento mostra que a Ferrari está longe de estar morta na briga pela vitória.

Alonso finalmente estreou no Q3 em 2018, brigando com a dupla da Haas para ser o melhor do resto, em batalha ganha por Kevin Magnussen. A Renault teve o dissabor de perder Nico Hulkenberg no Q1 por um problema no câmbio, enquanto a carruagem da Force India já virou abóbora em Barcelona, com seus dois bons pilotos (Pérez e Ocon) longe de brigar para entrar no Q3. Charles Leclerc já começa a chamar a atenção com uma boa atuação na classificação de hoje, superando com sobras Ericsson (mera obrigação), mas colocando a Sauber numa posição de destaque no Q2. Após mais um erro de Hartley, o neozelandês, que nem se classificou por ter destruído seu carro hoje pela manhã, já vê seu nome sendo especulado para sair da Toro Rosso ainda antes da primeira metade da temporada. Hartley não deixou de ser uma invenção de Helmut Marko, que vem dando bem errado. Porém, nada pior do que a Williams, que caminha para a sua mais melancólica temporada na história, com seus dois pilotos nas duas últimas posições, novamente com o novato Sirotkin superando Stroll, que rodou em sua tentativa final. As risadas dos mecânicos da Williams demonstrou bem uma equipe sem rumo, onde as pessoas riam de não sei o que, como se estivessem pouco se lixando uma equipe tão gloriosa estar na situação que está, enquanto Felipe Massa acompanhava aliviado de não estar participando dessa bagunça que é hoje a Williams.

Porém, tudo pode mudar com a anunciada chuva para amanhã. Barcelona nunca foi palco de grandes corridas e se a chuva vier, pode animar a corrida deste domingo, com a relação de forças podendo mudar mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário