domingo, 13 de maio de 2018

E a chuva não veio...

Em vários momentos da corrida de hoje, a transmissão da FOM apontava as câmeras para os céus da Catalunha. Na hora da largada havia a perspectiva de 80% de chances de chuva. A corrida de hoje começou, as voltas foram passando e todos clamavam desesperados pela esperada chuva que não veio. A razão era muito simples. A corrida de hoje em Barcelona foi um porre há muito tempo não visto na F1, com pouco ou quase nada tendo acontecido nas 66 voltas de prova. Hamilton venceu com um pé nas costas, Bottas completou a dobradinha da Mercedes após outra falha tática da Ferrari e Max Verstappen, mesmo com um pequeno dano na asa dianteira, não teve trabalho para segurar Vettel nas voltas finais.

O principal evento da corrida ocorreu logo na terceira curva da corrida e no pelotão intermediário. Grosjean vinha colado no seu companheiro de equipe Magnussen e quando o danês deu uma tirada de pé, Grosjean rodou para não bater em Kevin. Grosjean teve o instinto de piloto para não sair da corrida naquele momento da prova e para evitar ficar atolado na brita, acelerou para dar uma rodada completa. O problema foi que ao fazer isso no meio do pelotão, Grosjean ficou a mercê de ser atingido por outros carros, até pela fumaça feita ter deixado os pilotos que vinham atrás 'cegos'. O ato irresponsável do francês da Haas acabou alijando da corrida o próprio Grosjean, Hulkenberg e Gasly, que simplesmente estavam no local errada e na hora errada depois da cagada de Grosjean. Porém, a transmissão da Globo carregou muito nas tintas sobre Grosjean. Que o francês errou e foi irresponsável, não há muitas dúvidas disso, mas o trio global ainda enxerga Grosjean com os olhos de 2011, quando o francês foi suspenso de uma corrida por manobra temerária na largada do Grande Prêmio da Bélgica e por muito pouco Galvão, Reginaldo e Burti não pediram a forca para Grosjean, que vide o bom desempenho de Magnussen, deve estar perto do cadafalso mais pelos poucos resultados apresentados até agora.

Quando o safety-car voltou aos boxes, a corrida reiniciou. E terminou praticamente do mesmo jeito. Não houve muita coisa a contar. Hamilton venceu praticamente de ponta a ponta e de forma dominante, ao contrário do seu triunfo em Baku, quando a vitória caiu no colo do inglês. Mesmo com seu cabelo esquisito, Hamilton comemorou bastante e agora lidera com uma boa margem o campeonato. Bottas completou a dobradinha da Mercedes muito por outro erro tático da Ferrari. Vettel ultrapassou Bottas na largada e se mantinha em segundo com certa segurança, mesmo após a primeira rodada de paradas. Havia a previsão de mais uma rodada, mas quando se percebeu que a Red Bull só levaria seus pilotos apenas uma vez aos pits, levantou-se a hipótese para Mercedes e Ferrari ficaram na pista até o fim. Vettel tinha parado mais cedo e essa seria uma tática arriscada e por isso quando o safety-car virtual apareceu para tirar o carro de Ocon, o alemão foi chamado para os pits colocar pneus novos. Só que médios, o mais duro do final de semana! Foi um erro crasso! Atrás de Verstappen e com pneus iguais e com idade parecida, Vettel pouco pôde fazer para atacar o holandês da Red Bull e pela terceira corrida consecutiva ficou de fora do pódio. Para completar o final de semana ferrarista, Raikkonen abandonou no começo da corrida aparentemente com problemas no motor. Com a Mercedes aparentemente voltando a ficar por cima, os pontos perdidos por Vettel na China e no Azerbaijão poderão fazer muita falta para o alemão se quiser lutar mesmo com Hamilton pelo pentacampeonato.

Verstappen subiu ao pódio, mas não deixou de fazer besteira ao tocar em Sirotkin durante o safety-car virtual, quebrando a ponta de sua asa dianteira, além de furar o pneu do russo. Contudo, a corrida foi tão desprovida de emoção que nem isso atrapalhou Max para chegar ao pódio e segurar sem maiores arroubos Vettel, enquanto Ricciardo marcava voltas mais rápidas mesmo estando 20s atrás de Vettel. Magnussen comprovou sua boa forma e da Haas, mas pontuando com apenas um piloto a equipe americana pode sofrer no final. Sainz ficou bem atrás de Magnussen, contrariando a tese de que a Renault tem o quarto melhor carro do pelotão, enquanto Alonso chegou mais uma vez nos pontos após uma má largada. Leclerc já começa a nos mostrar que a Ferrari apostou certo em apoia-lo, em outra corrida muito boa do monegasco ao levar o difícil carro da Sauber aos pontos, ficando logo atrás da Force India de Pérez. A Williams pelo menos tem um ritmo de corrida melhor, mas nada que garanta aos seus pilotos um bom desempenho.

Nesse dias das mães, a F1 teve um verdadeiro anti-clímax após três corridas excelentes. Claro que Hamilton e a Mercedes não tem nada com a chatice da corrida em Barcelona, mas as mães que amam a F1 mereciam uma corrida bem melhor do que essa manhã. 

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