sábado, 12 de maio de 2018

Entre moles e duros

Alguns anos atrás, ainda na época da falida CART, a Indy resolveu introduzir a regra de que um piloto tenha que utilizar mais de um composto de pneu durante a corrida. Deu certo. A regra foi imitada na IRL e posteriormente pela F1. No circuito misto de Indianápolis, poucas vezes se viu uma diferença tão gritante entre os dois tipos de compostos, principalmente porque a borracha macia simplesmente não se desgastava com o decorrer das voltas, como normalmente acontece, além dos compostos duros serem muito mais lentos. Isso tornou a corrida de hoje bem tática e com algumas reviravoltas, mas no fim o vencedor foi o piloto mais bem sucedido no circuito misto de Indianápolis, Will Power.

O australiano da Penske vinha fazendo uma temporada de altos e baixos em 2018, mas a pole marcada ontem fez com que Power entrasse como favorito à corrida de hoje. Após uma boa largada, Will liderou o primeiro stint de corrida e quando colocou os pneus duros, foi ultrapassado pela sensação da Indy em 2018, o novato canadense Robert Wickens, na ocasião, calçado com os pneus macios. Power não se afobou, até porque sabia que Wickens ainda teria que colocar os pneus duros e quando isso aconteceu, Power ultrapassou de volta rumo à terceira vitória no circuito misto de Indiana, além de dar a vitória de número 200 à Roger Penske na Indy.

Power teve que lhe dar, no último stint, com o sempre perigoso Scott Dixon. Com a Ganassi fazendo uma temporada sofrível em 2018 e largando apenas em 18º, Dixon precisou usar a estratégia para subir através do pelotão. Sem o melhor carro do grid, o experiente neozelandês foi aproveitando as chances que foram aparecendo, além de andar forte quando teve pista livre. Fazendo pouquíssimas ultrapassagens na pista, Dixon apareceu na última relargada colado em Power e o pressionou nas últimas voltas, nunca ficando mais de 2s atrás de Power. Sem sombra de dúvidas, Scott Dixon é um piloto completo e o melhor dessa geração da Indy. Após muito brigar pela vitória com Power, Wickens perder ritmo na segunda metade da corrida, mas ainda assegurou um ótimo terceiro lugar, segurando Alexander Rossi o tempo todo na parte final da prova. Tão preocupado em atacar Wickens, Rossi acabou se descuidando e na última volta foi ultrapassado pelo ótimo Sebastien Bourdais, mais uma vez levando a pequena Dale Coyne a resultados acima do potencial da equipe. Porém, Rossi não deverá se lamentar muito por conta do campeonato, já que o líder do certame Newgarden cometeu um erro infantil quando tentou uma ultrapassagem arriscada em cima de Bourdais e estava muito mais rápido do que o francês, acabando por rodar e perder várias posições. Helio Castroneves fez uma corrida boa em sua volta à Indy, onde usou sua vasta experiência para se livrar dos problemas, junto com o potencial da Pesnke para ser sexto colocado.

A corrida no misto é apenas uma pequena abertura para o famoso mês de maio em Indianápolis. Já na segunda-feira as equipes, que testaram semana passada no oval, recomeçam os treinamentos visando as 500 Milhas no último domingo do mês. Dominador no misto, Power tentará a sua vitória mais importante, vencendo no oval de Indianápolis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário