segunda-feira, 14 de maio de 2018

Figurão(ESP): Romain Grosjean

Algumas vezes o ocupante dessa parte da coluna é tão evidente, que a gente sente até vergonha alheia pelos 'feitos' durante o final de semana, mas Romain Grosjean teve em Barcelona a cereja do bolo de uma temporada que vem sendo incrivelmente trapalhada para o já veterano francês. Contratado pela Haas em 2015 para liderar o novato time americano em sua nova aventura na F1, Grosjean ficou mais conhecido pelas constantes reclamações via rádio, principalmente dos falhos freios da Haas. Essas atitudes dava a sensação de que a relação de Grosjean com a equipe não era das melhores, mas o francês ainda conseguia os melhores resultados possíveis para a Haas. Em 2018, a Haas finalmente construiu um bom carro e agora Grosjean teria a oportunidade de colher os frutos com bons resultados, porém, até agora Romain vem colhendo apenas desilusões. Quando tinha como companheiro de equipe o inexpressivo Esteban Gutierrez, Grosjean não teve muito trabalho para passar por cima do mexicano, mas com Kevin Magnussen as coisas foram bem diferentes. Rápido, agressivo e de personalidade forte, Magnussen começou essa temporada claramente na frente de Grosjean, conseguindo os melhores resultados da equipe até o momento, enquanto o francês estava zerado no campeonato, om direito a uma batida durante o regime de safety-car em Baku. Novamente em Barcelona Grosjean foi superado por K-Mag e estava atrás do companheiro de equipe na terceira curva da corrida quando o danês tirou o pé. Para não bater em Magnussen, Grosjean tirou o pé e perdeu o controle do carro no meio do pelotão numa curva rápida. De forma instintiva, Grosjean tentou ficar na corrida e acelerou seu carro para dar um 360º, mas ao fazer isso, ele foi colhido por Hulkenberg e Gasly num acidente potencialmente perigoso, mas que entre mortos e feridos, o maior prejudicado foi a reputação de Romain Grosjean, que agora está mais lento do que seu companheiro de equipe e ainda voltou a aprontar, como nos tempos em que o francês era chamado de 'Maníaco da primeira curva'. Para completar o quadro, Magnussen terminou a corrida num sólido sexto lugar, marcando bons pontos para Haas, mas com apenas um piloto marcando, o time ianque fica cada vez mais para trás no Mundial de Construtores. Se foi contratado como líder da equipe, Grosjean agora vai se tornando um fardo pesado para a Haas e isso pode ser decisivo para a sua continuidade na F1. 

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