sábado, 19 de maio de 2018

História: 15 anos do Grande Prêmio da Áustria de 2003

Passado pouco mais de um ano, as memórias de Rubens Barrichello deixando Michael Schumacher ultrapassa-lo na linha de chegada em Zeltweg ainda estavam bem presentes em todos que estavam de alguma forma envolvidos na F1. Aquela atitude desnecessária da Ferrari foi o marco do distanciamento da F1 com os seus torcedores e é algo que a Liberty quer mudar nos dias de hoje. Quinze anos atrás, havia a unanimidade de aquilo não deveria se repetir, apesar de que ordens de equipe sempre estiveram presentes na F1 e que a punição que a Ferrari levou em 2002 esteve mais ligado ao descumprimento dos protocolos do pódio, não à sua polêmica decisão de trocar o vencedor na bandeirada. Em 2003 boa parte dos países que recebiam a F1 iniciavam uma campanha anti-tabagista e a Áustria era uma delas. Mesmo sendo uma etapa popular, a decisão dos governantes austríacos fez com que o país ficasse de fora do calendário da F1 por muitos anos a partir de 2004.

Se tratando de um circuito curto e de poucas curvas, as diferenças eram bem pequenas entre os pilotos e Schumacher ficou com a pole com pouca diferença para Raikkonen, que completava a primeira fila. Montoya colocava a Williams em terceiro, mostrando um certo equilíbrio de forças das três grandes equipes de 2003. Havia a sensação de que a Ferrari não queria que seus dois pilotos não estivessem próximos em nenhum momento do final de semana e após dominar o final de semana do ano anterior, Rubens Barrichello ficou sete décimos atrás de Schumacher com uma estratégia diferente, mas ainda em quinto. Antônio Pizzônia conseguia seu melhor resultado em sua estréia na F1 com um lugar no top-10 e pela primeira vez superava seu companheiro de equipe, numa classificação marcada pela instabilidade climática, mas sem chuva forte. Porém, isso atrapalhou as voltas lançadas de alguns pilotos, como Webber, Alonso e Ralf Schumacher.

Grid:
1) M.Schumacher (Ferrari) - 1:09.150
2) Raikkonen (McLaren) - 1:09.189
3) Montoya (Williams) - 1:09.391
4) Heidfeld (Sauber) - 1:09.725
5) Barrichello (Ferrari) - 1:09.784
6) Trulli (Renault) - 1:09.890
7) Button (BAR) - 1:09.935
8) Pizzônia (Jaguar) - 1:10.045
9) Fisichella (Jordan) - 1:10.105
10) R.Schumacher (Williams) - 1:10.279

O dia 18 de maio de 2003 amanheceu com sol entre nuvens em Zeltweg, pequena cidade que receberia o Grande Prêmio da Áustria pela última vez por muito tempo, porém, havia a previsão de chuva na hora da corrida. A largada foi atrasada duas vezes, ambas causadas por Cristiano da Matta, que sinalizou problemas em seu Toyota e teve que largar em último, enquanto dos boxes sairiam Webber, Alonso e Frentzen, esse, com problemas de embreagem no seu Sauber na segunda tentativa e o alemão foi forçado a correr com o carro reserva, que estava acertado para Heidfeld bem no dia do seu aniversário de 36 anos. Com uma freada forte e em subida na primeira curva, a largada em Zeltweg sempre foi tensa e com acidentes desde a antiga configuração do autódromo, mas em 2003 tudo ocorreu normalmente, com Schumacher mantendo a ponta. Quem largou nas posições ímpares de deu bem e Montoya emergiu na frente de Raikkonen, enquanto Barrichello deixava Heidfeld para trás. No final do pelotão, Verstappen abandona sua Minardi com problemas e com o carro parado em lugar perigoso, o safety-car entrou na pista, com a corrida começando para valer na quarta volta.

Schumacher começou a imprimir um ritmo fortíssimo, abrindo em média 1s por volta em cima de Montoya, enquanto Barrichello pressionava Raikkonen na briga pelo terceiro lugar. Na volta 12 a esperada chuva começa a cair em alguns lugares da pista, porém, a chuva não era forte o suficiente para encharcar a pista, mas causou algumas mudanças. Trulli rodou no piso úmido e Montoya tira muita diferença para Schumacher, mostrando que naquelas condições, os pneus Michelin eram melhores do que os Bridgestone. Ninguém apostou em pneus para pista molhada e com a chuva parando logo depois, a corrida transcorreu normalmente rumo à primeira rodada de paradas. Montoya e Coulthard pararam na volta 21 e na seguinte, Barrichello perde muito tempo em sua parada por causa de um reabastecimento lento. Armação da Ferrari!, gritaram alguns. Uma volta depois, o susto da corrida. Schumacher entrou para a sua parada e se com Rubens a Ferrari se atrapalhou, com o alemão seria ainda pior. Um incêndio começou no bocal de reabastecimento, gerando pânico nos boxes enquanto a Ferrari apagava o fogo com extintores. De forma impressionante, Michael manteve a frieza e quando lhe foi dado o sinal para sair, o alemão voltou à pista como se nada tivesse acontecido. Porém, Schumacher havia perdido muito tempo, não se sabia se foi colocado o combustível planejado e os arautos da teoria da conspiração do 'brasileirinho contra esse mundão todo' se calaram.

Com todo esse drama, Schumacher caiu para terceiro, mas vinha bem mais rápido do que Montoya e Raikkonen, os dois que ponteavam nessa ordem a corrida. Rapidamente o alemão da Ferrari encostou em Kimi e bem no momento em que efetuava a ultrapassagem sobre o piloto da McLaren, o motor BMW da Williams de Montoya quebrou logo a frente. Schumacher subia de terceiro para primeiro em apenas uma ultrapassagem e em poucos metros! Alonso fazia uma bela corrida de recuperação e foi o último a fazer sua parada quando já vinha em quinto, mas o motor Renault quebrou logo depois. Havia a expectativa de como seriam os pit-stops da Ferrari, mas os mecânicos italianos consertaram a mangueira de reabastecimento e a segunda parada de Schumacher e Barrichello aconteceram sem maiores dramas. Ralf Schumacher e Coulthard brigavam pela quinta posição e numa animada briga, o escocês da McLaren assumia o posto, mas vinha longe de Jenson Button, que levava seu BAR a um formidável quarto lugar. Barrichello encostou em Raikkonen, mas ao contrário do seu companheiro de equipe, não achou uma brecha para efetuar a ultrapassagem. As últimas voltas aconteceram sem maiores problemas e Schumacher venceu pela terceira vez na temporada, enquanto Raikkonen colecionava segundos lugares que o deixavam na liderança do campeonato, apenas dois pontos na frente de Michael. Mordido por tudo o que acontecera no ano anterior, Schumacher estava com ainda mais gana naquele dia em Zeltweg e dominou a corrida, vencendo-a passando por cima até mesmo de um incêndio!

Chegada:
1) M.Schumacher
2) Raikkonen
3) Barrichello
4) Button
5) Coulthard
6) R.Schumacher
7) Webber
8) Trulli

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