sábado, 26 de maio de 2018

Nas duas pontas do grid

A Red Bull vive um dilema com seus dois pilotos. Por um lado tem um piloto confiável e quando tem um bom carro nas mãos, consegue uma pole indiscutível em Mônaco, como fez Daniel Ricciardo hoje. Por outro lado, tem um piloto com potencial altíssimo e com uma talento exuberante, mas que como Peter Pan, se nega em amadurecer e comete erros como o que Max Verstappen cometeu no terceiro treino livre, uma cópia em carbono que ele tinha feito dois anos atrás na mesma curva. Com isso, ao invés de comemorar uma dobradinha no grid mais determinante do calendário, a Red Bull terá apenas Daniel Ricciardo contra os dois pilotos mais laureados na última década amanhã.

A classificação em Mônaco começou com a dúvida se Verstappen teria condições de participar da classificação, algo que se tornou um sonoro 'não' para o holandês. Max tinha tudo para brigar pela pole com o seu companheiro de equipe, mas um acidente no setor das piscinas no finalzinho do terceiro treino livre acabou com as chances de Verstappen ter um final de semana vencedor. Não se discute o talento de Verstappen, mas o mesmo erro cometido dois anos antes mostra que Max teima em não amadurecer e parece pouco animado para fazer isso. Nenhum piloto é infalível, mas cometer o mesmo erro é imperdoável. E Verstappen repete seus erros faz algum tempo. Falando em pilotos jovens, Lance Stroll vem provando que sua chegada à F1 se deve única e exclusivamente ao dinheiro do papai Lawrence. Numa pista onde o talento sempre se sobressai, Stroll ficou à léguas do seu companheiro de equipe Sirotkin, novato e piloto-pagante como o canadense. Da mesma forma, Leclerc vai provando que é de uma linhagem bem distinta de Stroll, conseguindo levar seu Sauber ao Q2 com facilidade correndo pela primeira vez em casa. 

Entre vexames e realizações, parecia claro desde a quinta-feira que a Red Bull tinha o melhor carro para Mônaco e Ricciardo, um piloto bem mais confiável do que seu companheiro de equipe, jogou esse favoritismo na cara de Ferrari e Mercedes com gosto. Sempre mais rápido em todos os treinos, Ricciardo conseguiu a pole com direito a recorde do circuito, completando a volta na casa de 1:10, quase 10s que a pole de Prost em 1993, por exemplo. A Mercedes chegou a pensar em colocar os pneus ultramacios no Q2, mas os novos pneus hipermacios são tão mais rápidos que a os alemães corriam o sério risco de ficar de fora do Q3, num final de semana muito apagado de Bottas, muito inferior à Hamilton.

No final, Vettel completará a primeira fila atrás de Ricciardo, com Hamilton logo a seguir. Com o seu companheiro de equipe no final do grid, Ricciardo terá que enfrentar sozinho todo o poderio de Ferrari e Mercedes, mas já provou que tem plenas condições para isso. Com Verstappen largando lá atrás, a corrida de amanhã terá emoção garantida. Nem que seja pela entrada do safety-car...  

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